Catracas e o controle de acesso

A importância de catracas na entrada para controle de acesso
catraca, controle de acesso, segurança,

A FaceBio é especialista em instalação de equipamentos que promovem o controle de acesso de pessoas, produtos e, veículos. O Controle de acesso é uma atividade essencial para promover a segurança do ambiente empresarial e/ou institucional, dos funcionários patrimônio, e até mesmo, de informações sigilosas. A atividade de controle pode ser feita a partir de equipamentos especializados, tal como a tradicional catraca de acesso.

A barreira física exercida pela catraca é utilizada há muitos anos no controle de acesso, entretanto, atualmente as catracas são associadas outros equipamentos tecnológicos, permitindo o controle ainda mais eficiente e autônomo. Assim, basta um cadastro inicial de cada indivíduo, para que o controle de acesso seja realizado diariamente. As informações dos usuários ficam registradas no software da catraca, e podem ser acessadas a qualquer hora e em qualquer lugar.

Além de exercerem uma barreira física de controle de acesso de pessoas não autorizadas a um dado local. A integração de catracas de acesso a sistema de gestão de ponto de funcionários é uma realidade, e pode ser uma vantagem para o setor de Recursos Humanos de qualquer instituição. Nesse caso, os funcionários têm suas biometrias cadastradas uma única vez no sistema, e podem ser monitorados em relação à hora de entrada e saída do expediente, evitando fraudes no registro de presença. Esse mecanismo só é possível graças a integrações de sistemas via internet, que permitem a comunicação entre equipamentos e softwares, gerando informações seguras e disponíveis em tempo real.

As catracas podem ser utilizadas em escolas, edifícios comerciais e hospitalares, geralmente são locais que tem um grande fluxo de pessoas. As catracas controlam o fluxo de colaboradores regulares, que circulam por estes locais, e fornecedores, visitantes, entre outros. Assim, a instalação de catracas de acesso permite gerenciar os indivíduos, e permitir a entrada apenas daqueles que tem permissão, o monitoramento de horários de entrada e saída, dentre outras funções. Por exemplo, se um visitante está autorizado a visitar um paciente internado no hospital apenas às 15h, a catraca liberará seu acesso apenas a partir desse horário.

Além de instaladas nas entradas de prédios e recepções, quando em ambientes como refeitórios, o uso de catracas permite monitorar o horário de saída do funcionário desse ambiente, evitando que o mesmo fique fora do seu ambiente de trabalho além do tempo permitido. É possível determinar, por exemplo, que a partir do momento em que o ponto eletrônico é acionado, o funcionário não pode mais entrar nesses espaços.

Atualmente existem diferentes tipos de catracas no mercado. Cada uma delas tem sua particularidade e se adapta melhor a certos ambientes. As catracas ainda podem conter ou não cofre coletor de cartões, de acordo com a demanda de cada ambiente. Confira abaixo os tipos de catracas:

Catraca Flap

Devido aos seus braços escamoteáveis, permitem mais comodidade ao acesso de pessoas. Devido a sua estrutura e anatomia, geralmente é utilizada em ambientes mais sofisticados.

Catraca Torniquete

Oferece mais segurança na gestão de acesso de pessoas. Devido a sua anatomia, é utilizada em ambientes que requerem maior resistência e segurança na gestão das pessoas.

Catraca Pedestal

Esta é uma excelente opção para ambientes pequenos e que necessitam fazer o controle do tráfego de pessoas. Geralmente em aço inoxidável, oferece resistência em ambientes sujeitos a maresia, além de ter boa aparência para locais sofisticados e que tenham limitação de espaço.

Catraca Balcão

*imagem: catracabalcao

Geralmente possuem um design mais moderno e se encaixam perfeitamente em ambientes sofisticados. É uma excelente opção para locais com espaços amplos e que tenham grande fluxo de pessoas.

Catraca para Portadores de Necessidades Especiais

*imagem: catracaespecial

Ambientes que tenham controle de acesso devem também contar com uma opção de acesso para portadores de necessidades especiais, para facilitar a acessibilidade, segurança e conforto dos usuários.