Formas de controlar o acesso de pessoas

Como controlar o acesso de pessoas em ambientes, sejam condomínios, empresas, escolas, etc., isso para garantir a segurança das pessoas, o sigilo das informações
Controle de acesso, Catraca, Biometria,

Existem muitas formas de gerir a circulação e a liberação de pessoas nos ambientes de sua empresa. Para controlar o acesso de pessoas a um ambiente restrito, que apenas poucos colaboradores podem ter acesso, você pode fazer isso através da instalação de equipamentos adequados, de maneira fácil, autônoma e de baixo custo. Abaixo você pode conferir algumas formas de promover o controle de acesso que mais se adaptam ao seu negócio:

Catracas

As catracas são equipamentos utilizados para controlar o acesso físico de pessoas nos ambientes. Tal como um portão, elas permitem a passagem de um único indivíduo por vez. Estes dispositivos eletromecânicos tem a função de bloquear o acesso de pessoas não autorizadas ao ambiente. As catracas são equipamentos recomendados para locais que requerem nível médio de segurança e há a necessidade de fazer a gestão de acesso de pessoas, uma vez que devido a seu formato, não consegue bloquear integralmente o espaço. São geralmente utilizadas para gestão de trânsito de pessoas em recepções e, normalmente, são combinadas com a atuação de um profissional responsável pelo cadastro e liberação do acesso de visitantes e fornecedores. Porém, também podem ser utilizadas sem o auxilio de um profissional, em ambientes internos, como em refeitórios, para efetuar a contagem precisa do número de funcionários que adentraram no ambiente.

Visando controlar o acesso de pessoas de forma mais eficiente, estes equipamentos geralmente são acoplados com equipamentos de código de barras, de RFID, de cartão mifare, e biométricos. Estes últimos, ainda que menos difundidos atualmente, permitem que as catracas sejam acionadas e liberadas através da leitura biométrica da mão, reconhecimento de íris e facial, tornando o controle ainda mais efetivo devido à confiabilidade desse método.

Controlador de Porta

Os controladores de porta são equipamentos acoplados na entrada de ambientes fechados e, geralmente, de acesso restrito. Mantém a porta dos ambientes sempre fechadas e permitem o acesso ao ambiente por meio de cartão RFID, mifare, biometria ou reconhecimento facial, entre outros.

Porta Giratória

Este tipo de controle de acesso permite a entrada de uma pessoa por vez, o que facilita o controle de trânsito de pessoas. Em questão de segurança, é mais eficiente quando utilizado em conjunto com detector de objetos metálicos. Ainda se destaca por ter baixo custo de aquisição e pela sua eficiência energética. São utilizados com frequência em locais como sedes de empresas, aeroportos e bancos.

Cancela

Composta de um totem de leitura de identificação, a qual ativa a abertura da cancela, tem a função de controlar a entrada e saída de veículos. É um dos principais equipamentos utilizados nos estacionamentos de shopping centers, mercados, condomínios e academias, pois permite o controle eficiente de entrada e saída de veículos de maneira rápida.

Portaria Remota

Este tipo de gestão de acesso de pessoas é realizado por câmeras de segurança, fato que permite a gestão à distância. As informações são enviadas a uma central, no qual um profissional responsável pode gerir o acesso das pessoas.