Reconhecimento facial facilita a vida das pessoas e empresas

Como o reconhecimento facil está melhorando e otimizando a vida das pessoas e empresas
Reconhecimento Facial, Camera,

O reconhecimento Facial está cada dia mais presente no nosso dia a dia.

As novas tecnologias apresentam novas perspectivas para de equipamentos de biometria no dia-a-dia das empresas, ampliando as possibilidades de segurança e controle de usuários indesejados. Atualmente as empresas estão atentas a esta nova tecnologia e algumas já utilizam a biometria facial para controlar o acesso de usuários a ambientes restritos, gerenciando a entrada de visitantes, e colaborados através de relógios ponto integrados ao controle de acesso.

A biometria facial apresenta diversas vantagens quando comparada as outras formas biométricas, visto que é um método não invasivo, de fácil implentação e utilização, pois não necessita de contato físico entre o usuário e o equipamento, substituindo outros métodos como de biometria, como a impressão digital, leitura da palma da mão, de veias, da íris e retina.

O reconhecimento facial pode ser integrado às câmeras de vigilância, permitindo identificar indivíduos suspeitos de terem cometido delitos. Quando utilizada dessa forma, a garantia de segurança é aprimorada, pois a coleta de informações sobre os usuários é realizada sem que eles tenham conhecimento que estão sendo observados. Além disso, o reconhecimento facial oferece vantagens como:

• Rapidez na identificação dos usuários,

• Reconhecimento da face independente de alterações físicas no cabelo, barba e bigode, e do uso de utensílios, como chapéu, óculos, e entre outros.

• A integração do sistema de reconhecimento facial com outras tecnologias de monitoramento, permitindo o controle de acesso em estádios, eventos, empresas, escolas, prédios e fronteiras; o combate a crimes; gestão de ponto para colaboradores, entre outros.

• Identificações de alta precisão dos indivíduos, mesmo que em sua face esteja posicionada em ângulos diferentes do ângulo da imagem salva no banco de dados.

O Controle de acesso por reconhecimento facial esta alterando a gestão de segurança nas empresas. Como uma tendência de mercado, esta tecnologia vem evoluindo e alterando as relações na gestão e segurança das empresas. A cada dia torna-se mais evidente a necessidade das empresas em acompanhar o trânsito dos funcionários e promover o controle de entrada e saída de suas dependências, e a facilidade e comodidade alcançada pelos controles de acesso que utilizam o reconhecimento facial.

Na Europa, alguns sistemas de reconhecimento facial são utilizados em lojas e prédios para que autoridades e clientes cadastrados tenham um atendimento diferenciado. Em alguns países Asiáticos, até mesmo caixas eletrônicos fazem a liberação de valores através do reconhecimento facial. Na Austrália vem sendo operado um sistema para reconhecimento facial e identificação do usuário para embarque em aeroportos.

Existe uma tendência para que o reconhecimento facial seja integrado a outros sistemas de acesso, como em catracas, totens de atendimento, controladores de portas, entre outros, visando facilitar o monitoramento de colaborados, fornecedores, funcionários terceirizados, clientes, e usuários de modo geral, que frequentam uma dada empresa ou estabelecimento.

Apesar de todas as vantagens, discute-se ainda até que ponto o reconhecimento facial pode ser utilizado sem invadir a privacidade das pessoas. A invasão de privacidade só pode ocorrer se pessoas de má índole utilizarem essas imagens para outros fins que não são o da segurança da empresa. Entretanto, se usadas com o intuito de promover a segurança de todos os indivíduos da instituição, as vantagens superam qualquer desvantagem da tecnologia, pois promovem o controle e segurança de locais públicos de grande fluxo, ajudam a localizar pessoas desaparecidas, a reconhecer criminosos, entre outras vantagens.

O reconhecimento facial deixou de ser ingrediente de ficção cientifica para entrar em nossas vidas de maneira definitiva. Com custos a cada dia menores para implantação, o reconhecimento facial veio para ficar e garantir a nossa segurança no dia-a-dia!